Metalfranca

Capa4

 

As banquetas são estilosas e muito úteis. Elas podem ser encontradas em diversos modelos para incrementar a decoração do ambiente, além de proporcionar muito charme e conforto ao espaço. Em geral, são bastante usadas nas cozinhas tipo americanas, mas também podemos encontra-las compondo as mesas de jantar ou na área externa. As banquetas também são opções ótimas para bares e restaurantes, principalmente os que contam com balcões e mesas mais altas em seu espaço.

 

 

Versáteis

banqueta é um móvel extremamente versátil. Ou seja, pode se adaptar facilmente a qualquer ambiente e decoração. Ela é prática, bonita e ocupa menos espaço do que uma cadeira, sendo ideal para aproveitar espaços menores. Na tendência atual, a banqueta ocupa um lugar de ‘objeto desejo’, estando presente em diferentes tipos de composição e conversando muito bem tanto com móveis modernos quanto de épocas diferentes.

Geralmente as banquetas vêm junto às bancadas e balcões, que são uma mão na roda para quem quer economizar espaço ou fazer um espaço mais intimista dentro de casa ou em restaurantes e bares. Como esses móveis costumam ter uma altura maior do que uma mesa convencional, as banquetas entram em cena para ajudar no conforto e no estilo do espaço.

Cozinha americana ou bares

As cozinhas tipo américa e as bancadas de bares são os locais mais comuns onde as banquetas são utilizadas. Por serem práticas e aconchegantes, elas têm ganhado o coração dos consumidores. A variedade já é tanta, que as pessoas até ficam em dúvida na hora de escolherem o modelo ideal.

Alerta Metalfranca

Apesar de ser um móvel muito prático e procurado, vale lembrar que a banqueta não é indicada para pessoas idosas ou obesas. Isso porque, de forma geral, elas não proporcionam o encosto adequado e nem a segurança de que essas pessoas podem necessitar nos móveis.

 

 

Como escolher a banqueta ideal

 

Quantidade

 

O número de banquetas irá depender do espaço disponível. Para calcular essa quantidade, considere que o espaço mínimo para cada pessoa se sentar é de 60 centímetros. Esse é um valor médio. Para quem busca mais conforto, pode usar a metragem de 70 centímetros. Sabendo disso, é só dividir o tamanho da sua bancada/balcão do seu bar ou restaurante por esse valor e terá uma noção na quantidade de banquetas que aquele espaço comporta.

 

Altura

 

Assim como a quantidade, a altura da banqueta também está relacionada à altura da bancada. Existem tipos diferentes de alturas de bancada: 

 

As baixas: têm o tampo a 75 cm do piso e pede por banquetas com altura entre 40 e 45 cm;

 

As altas: possuem o tampo com medida superior a 75 cm. Neste caso, deve-se calcular utilizando a altura da bancada menos 25 cm. O resultado será a altura do assento da banqueta.

 

 

Material

 

Onde sua banqueta estará? Algumas estão posicionadas mais próximas a cozinha e a área de preparo dos alimentos. Outras ficam mais próximas a sala de jantar ou ao espaço de consumo (no caso de um bar ou restaurante, por exemplo). O local onde a banqueta estará deve ser levado em consideração na hora de escolher o estilo e material da banqueta, já que ela deve estar em harmonia com o restante do ambiente residenciais e comerciais.

 

Alguns locais pedem por mais funcionalidade, outros (os que ficam mais visíveis) pedem um apelo estético maior. Lembre-se também dos ambientes em que ela vai sujar com maior facilidade e leve em conta a praticidade da limpeza.

 

Dica: para as banquetas da cozinha você pode investir em modelos em aço, acrílico e materiais fáceis de serem limpos. Caso as banquetas façam parte da sala ou do salão principal de bares e restaurantes, vale tentar combinar o estofamento com os outros acabamentos da decoração do cômodo. Um estilo que está muito em alta é o estilo industrial, as banquetas nesse estilo têm um design moderno e usam diversas matérias primas como aço, compensado, madeira e trabalham com formatos inovadores que combinam muito com ambientes jovens e descontraídos.

 

Encosto

 

Independente do estilo escolhido para a sua banqueta, é importante definir se o móvel terá ou não encosto. Os modelos com encosto são mais formais, além de mais confortáveis, podendo prolongar a permanência no móvel. A desvantagem é que são maiores e ocupam mais espaço. As banquetas sem encosto podem ser usadas em bancadas onde não existe grande permanência, sendo usadas para lanches rápidos. Esses modelos também são menores e ocupam menos espaço.

 

 

 

Composição

 

É possível brincar com vários estilos de banquetas em uma só mesa/balcão. Esse tipo de composição está muito em alta! O cuidado de sempre é buscar escolher por um modelo de banqueta que não fique nem muito alta e nem muito baixa para a mesa.

 

Caso vá utilizar a banqueta junto com outras cadeiras, tente harmonizar o ambiente. As banquetas, nesse caso, não precisam ser da mesma cor das cadeiras, mas é preciso que haja alguma ligação, como por exemplo o mesmo material. Ou detalhes da estampa que conversem.

 

Conclusão

 

Não se prenda a formatos e formas de decoração padrões do mercado, só você sabe o que quer transmitir no seu espaço seja ele residencial para receber familiares e amigos ou espaços comerciais, esse precisam ser pensados muito além da aparência, precisam ser confortáveis e acima de tudo precisam acolher o cliente e fazer com que sua permanência no estabelecimento seja incrível.

Então, analise seu espaço e decida você mesmo seguindo alguns princípios universais que esses sim precisam ser seguidos, são eles: Conforto seja na altura, encosto e estofamento, visual que seja harmônico com o restante do espaço e a qualidade para evitar acidentes com quedas e até mesmo para evitar que a peça tenha um acabamento inferior do restante do espaço.

 

A Metalfranca já está no mercado de móveis há mais de 25 anos e temos uma ampla linha de banquetas seja para sua casa, restaurante, bar, lanchonete ou qualquer tipo de empreendimento.

Fale com um consultor e peça nosso catálogo completo de móveis pelo telefone (41) 3283-4549 ou pelo WhatsApp  (41) 99776-5443.

Veja banquetas para sua casa e banquetas para seu negócio.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *