Metalfranca

01-Capa

O que é Hamburgueria?

Hamburgueria é um tipo de lanchonete onde é comercializado diferentes tipos de hambúrgueres.

Atualmente existem diversos modelos de hamburguerias, de todos os tamanhos. Podem ser fast food, ou artesanais, ou até mesmo locais especialistas em hambúrgueres orgânicos e gourmets.

O mercado de hambúrguer gourmet cresce a cada dia, as pessoas procuram qualidade e um ambiente aconchegante e diferenciado, completamente diferente do que é oferecido nas redes de fast food.

Os hambúrgueres gourmet são preparados de forma artesanal, com blends de carnes especialmente elaborados, molhos e pães especiais.

Tendo em vista essa nova oportunidade para empreender, vamos ajudar com todas as informações e dicas para você montar sua hamburgueria e ter muito sucesso!

Localização 

 

A escolha do local de instalação da hamburgueria é essencial para que o empreendimento prospere.

O local deve ter um grande fluxo de pessoas, próximos a prédios comerciais, a escolas, centros, shoppings centers entre outros.

Antes de comprar ou alugar um imóvel é recomendado que se faça uma pesquisa para saber como é o movimento onde se localizará seu estabelecimento. Não se esqueça de checar na prefeitura se o local em que você irá se estabelecer é permitido a instalação de comércio.

Alguns pontos a serem levados em consideração:

  • A planta do imóvel deve estar aprovada pela Prefeitura do município.
  • Leve em consideração todos os custos que a compra ou aluguel do imóvel irá acarretar, aluguel, taxas, custo de adaptação, manutenção, imposto entre outros.
  • Consulte a vizinhança para saber se há algum detalhe quanto ao imóvel e a própria vizinhança que você deveria saber.
  • O ponto é de fácil acesso, possui estacionamento para veículos (local ou próximo), local para carga e descarga de mercadorias e conta com serviços de transporte coletivo nas redondezas.
  • Confira a planta do imóvel aprovada pela Prefeitura, e veja se não houve nenhuma obra posterior, aumentando, modificando ou diminuindo a área, que deverá estar devidamente regularizada.
  • Verifique se o imóvel está regularizado.
  • Se as atividades a serem desenvolvidas no local respeitam a Lei de Zoneamento do Município.
  • No caso de serem instaladas placas de identificação do estabelecimento, letreiros e outdoors, verifique se as leis de zoneamento permitem.

Estrutura e Layout

 

Diante de clientes cada vez mais exigentes é recomendado procurar um arquiteto para a elaboração de um projeto exclusivo que conferirá à sua hamburgueria personalidade, fazendo com que seus clientes tenham uma experiência completa em seu estabelecimento, não só gastronomicamente.

Confira os principais ambientes necessários para uma hamburgueria:

Cozinha

 

A cozinha em uma hamburgueria, tal como em todos os restaurantes, é seu coração.

É indispensável máxima atenção na montagem dessa área, pois deve ser funcional, com espaço suficiente para todos funcionários trabalhem de forma adequada e com o fluxo correto.

Os móveis, utensílios e equipamentos de qualidade é um fator fundamental, investir nesses objetos fará você ter menos dor de cabeça no futuro e ainda cozinhar com muito mais eficiência.

A higienização deste ambiente é de extrema importância, tal como a manutenção preventiva dos equipamentos, móveis e utensílios.

Depósitos

O depósito deve ser um local seco, limpo e fresco. Nele serão acondicionados os produtos que não precisam ser refrigerados, como molhos prontos, sal, enlatados entre outros.

Para montar um depósito você precisará de armários forjados em aço inoxidável ou outros materiais de boa qualidade.

Salão Principal

O salão da hamburgueria deve transmitir para o cliente tudo que o estabelecimento tem em seu DNA.

Deve-se prezar pela organização e maximização do espaço, é indicado dedicar em média 5m² para cada mesa com 4 cadeiras.

O espaço para a movimentação dos clientes e garçons pelo salão é imprescindível, para o tráfego de bandejas os corredores entre as mesas devem ficar desobstruídos.

Móveis

As hamburguerias artesanais costumam lançar mão de móveis baseados no design que prevaleceu nas décadas de 50 e 60.

Os móveis também podem ser vanguardistas e com design arrojado, nunca descuidando da qualidade e praticidade.

Os móveis indispensáveis para o salão de uma hamburgueria são:

  • Mesas
  • Balcão
  • Cadeiras
  • Booths

 

Fornecedores

É preciso levar em consideração o comprometimento com qualidade, prazos e profissionalismo na escolha de seus fornecedores.

Faça uma pesquisa com outros clientes, reviews na internet e reclamações nas páginas das redes sociais de seus pretensos fornecedores.

Elaboração do Cardápio

 

O cardápio deve ser elaborado levando em consideração o tipo de hamburgueria escolhido, caso seja uma hamburgueria vegana o cardápio contemplará apenas sanduíches de vegetais, verduras, soja e outros ingredientes não oriundos de animais.

Já em uma hamburgueria artesanal tradicional, você deverá trabalhar blends diferenciados, de aves, cordeiro, bovino, suíno e outros tipos de carnes que desejar.

Se você quer criar hamburgueres super saborosos, não se deixe enganar: o pão é capaz de transformar o seu lanche.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *